fbpx

Aprenda na prática com os cursos livres presenciais

Aprenda na prática com os cursos livres presenciais

A princípio, podemos dizer que uma dúvida recorrente de boa parte dos profissionais é sobre o que fazer para manter os conhecimentos atualizados e ter um currículo desejado pelo mercado de trabalho.

Optar pela realização de cursos livres é uma das opções para respondê-la!

Esses cursos são úteis tanto para aprender novas habilidades, quanto para aprofundar os conhecimentos em algum ofício.

Geralmente, são cursos de curta duração, preços acessíveis, flexibilidade e possibilitam a economia de tempo.

Sendo assim, são relevantes para as pessoas que procuram qualificação em períodos curtos, com conteúdos específicos e sem a necessidade de um diploma do ensino superior.

Embora o formato online e à distância sejam de maior interesse pelos estudantes, os cursos livres presenciais possuem muitos benefícios aos quais discorreremos ao longo deste texto.

Vantagem do curso livre presencial: tenha a estrutura da instituição à sua disposição

Uma das maiores vantagens da realização dos cursos livres presenciais é a possibilidade de utilizar da estrutura da instituição ao qual o curso é oferecido.

Possivelmente, algumas instituições oferecem biblioteca, laboratório de informática, ginásio, ateliê e outros que agregam valor à pesquisa do profissional.

Colocar as atividades que envolvam a prática nos treinamentos é fundamental para tornar os cursos livres ainda mais eficientes.

Além de fazer com que o processo fique mais dinâmico e interessante para o estudante, também faz com que o conhecimento seja apreendido com mais rapidez e eficácia.

Portanto, podemos afirmar que a prática tem um papel fundamental no aprendizado. Assim como os professores que, presencialmente, são também essenciais para esse processo.

É o que faz com que o profissional veja como os ensinamentos teóricos podem ser aplicados no cotidiano do trabalho, por exemplo.

Mas você sabe como os exercícios práticos influenciam as nossas atividades cerebrais?

De acordo com pesquisas, os exercícios que realizamos contribuem para que os caminhos neurais fiquem mais velozes.

Isso acontece porque a prática fortalece as células que isolam os axônios que ficam na matéria branca do cérebro.

Este isolamento é essencial para prevenir a perda de energia dos sinais elétricos utilizados pelo cérebro.

Ou seja, quanto mais camadas de isolamento, melhor os sinais elétricos conseguem se mover pelos caminhos neurais – algo que explica porque a prática frequente de exercícios ajuda a melhorar o desempenho de atletas, por exemplo.

Por que fazer um curso livre?

Diante da importância que se faz os cursos livres no currículo de um indivíduo hoje em dia, listamos 4 motivos para se fazer um curso livre, confira abaixo:

Custo-benefício

É normal que os cursos livres sejam consideravelmente mais baratos do que os cursos técnicos.

Em primeiro lugar, por não necessitarem de uma certificação do Ministério da Educação (MEC).

Em segundo, por terem curta duração e geralmente serem realizados em meios digitais.

No entanto, isso não quer dizer que os cursos sejam de baixa qualidade ou não tenham reconhecimento.

Pelo contrário: diversas instituições de ensino renomadas investem na oferta desse tipo de curso para atender justamente aos anseios dos que precisam de qualificação.

Só para exemplificar, essas especializações oferecem os mais diversos tipos de conhecimento — como línguas estrangeiras, instruções de pesca, web design, produção de conteúdo para web. Além de diversas opções, como as oferecidas pelo CECAP, como Fotografia Básica, Excel Completo, Primeiros Passos na Liderança ou Jornalismo Cultural.

Atualmente, muitos trabalhadores têm procurado essas alternativas em busca de uma diferenciação no mercado de trabalho e uma atuação mais relevante em suas áreas.

Dessa maneira, ao decidir investir em um ou mais desses cursos, você terá a oportunidade de ampliar significativamente o seu leque de atuação profissional.

Bem como incrementar o seu currículo para conquistar mais ofertas de trabalho. Com isso, seu plano de carreira será mais bem estruturado e se desenvolverá de maneira mais rápida.

Interatividade

Não só em cursos presenciais, mas também à distância, a interatividade das modalidades livres é uma grande vantagem, já que as turmas costumam ser reduzidas — o que permite uma maior aproximação do (a) orientador (a) com os estudantes.

Mais especificamente, em plataformas digitais, por exemplo, existem canais diretos de comunicação com os professores que possibilitam esclarecimentos de dúvidas e interação com os outros colegas.

Nos cursos livres, a interatividade é uma aliada no processo de aprendizagem. Ou seja, com ela, você conseguirá traçar novas conexões e terá acesso a discussões mais amplas, que contribuirão para o seu crescimento pessoal e profissional.

Conforto

Já pensou na possibilidade de estudar em casa, usando suas roupas mais confortáveis e até mesmo um par de chinelos? Isso está ao alcance de quem faz um curso livre por meios online.

Esse conforto, sem dúvidas, é um grande parceiro para um melhor rendimento dos estudos e, consequentemente, dos resultados.

Entretanto, você precisa tomar cuidado para não transformar essa facilidade em um obstáculo.

É preciso levar isso em consideração na hora de decidir entre o curso presencial e o curso on-line, visto que a comodidade pode gerar desatenção, seja por meio de distrações com familiares ou pelo uso excessivo de redes sociais, por exemplo.

Portanto, se você está considerando a possibilidade de obter um certificado em um curso livre, o conforto será benéfico para a sua aprendizagem. No entanto, não se esqueça de utilizar essa característica como uma vantagem, e não como um desafio.

Autonomia e facilidade

Primordialmente, esse é o ponto mais relevante para as pessoas que têm um dia a dia atribulado.

Uma vez que os cursos livres entregam autonomia para os alunos, fica mais fácil para concluí-los por meio de uma otimização dos estudos que atenda a uma lógica coerente com o seu cotidiano.

Nesse contexto, a maior parte das instituições permite que você defina o seu próprio horário, escolhendo o número de aulas que quer assistir por dia.

Essa característica é ainda mais eficiente em cursos livres online, já que ampliam a praticidade na elaboração de uma grade curricular.

Em suma, se você deseja adquirir mais conhecimento com autonomia e facilidade, investir nos cursos livres é uma excelente opção. Com eles, você trabalhará em prol da sua qualificação, sem abrir mão da sua rotina.

Cursos Livres e a prática

Conhecimentos são mais bem apreendidos quando combinam teoria com prática, especialmente quando se fala em cursos livres.

Por isso, não basta fazer palestras e enviar vídeos para que os profissionais da sua empresa aprendam sobre a instituição, os produtos comercializados ou outras informações relevantes para a rotina de trabalho.

É preciso estimular a sua participação, que pode ser através de cursos livres, e usar a prática para garantir que os treinamentos sejam mais eficientes.