fbpx

Inteligência Competitiva e Monitoramento de Mercado

ok

Instrutor:

Marcelo Pacheco

Categoria:

Negócios

Investimento:

R$ 490,00 (até 6x no cartão)

O Curso Inteligência Competitiva e Monitoramento de Mercado aborda o senso de oportunidade, traduzido no ambiente empresarial, que é a capacidade de monitorar o ambiente de mercado para criar oportunidades de inovação e aprimoramento, ou seja, a capacidade de se obter vantagem competitiva. A vantagem competitiva de uma empresa é mantida quando há disciplina em se buscar, continuamente, o conhecimento sobre a satisfação de seus clientes, a expectativa de seu público-alvo frente às constantes alterações do ambiente de mercado e sempre, comparativamente ao que está sendo oferecido pela concorrência.

Objetivos:

O objetivo do Curso Inteligência Competitiva e Monitoramento de Mercado é qualificar os participantes para estruturar um programa de acompanhamento de mudanças de mercado, avaliar as táticas dos concorrentes e a desenvolver diferenciais competitivos. Com ferramentas práticas, ordenaremos as atividades de monitoramento do ambiente de mercado, concorrência, conhecimento interno e auditoria de performance de marketing da empresa em sua cadeia de valor.

Ideal para:

Estudantes de graduação em administração, gestão de negócios e comunicação. Empreendedores, empresários e comerciantes.

Próxima turma

31 de agosto

Atenção: a realização deste curso depende da formação de turma considerando o número mínimo de alunos (14 vagas)

Horário

Sábado
das 8h às 12h

Duração

4 semanas

Encontros

4

Carga horária

16 horas

Informações gerais

Saiba mais

Conteúdo Programático

  •  Definição dos mercados monitorados
  • Definição dos players monitorados
  • Definição do conteúdo monitorado: editoriais, mídia impressa e eletrônica, internet, marketing direto
  • Definição dos canais receptivos para a coleta de informações
  • Definição dos canais ativos: central de atendimento, site, ponto-de-venda • Simulações de atendimento, compra e pós-venda
  • Canal cliente: pesquisas e depoimentos
  • Gestão do conhecimento interno e de mercado: estrutura, equipe, periodicidade de monitoramento, compartilhamento da inteligência, alimentação do sistema pelo público interno.

Importante

Vagas: 15 alunos

Pré-requisitos: interesse pela área de marketing

Critério de Avaliação: projeto individual de plano de negócios

Recursos necessários: desejável material mínimo para qualquer tipo de anotação que o aluno achar conveniente, como notebook, pendrive e smartphone (aulas serão em sala equipadas com computadores com acesso à internet e pacote Office)

Material Didático: material de apoio impresso e em mídia digital